A VERDADE CURA

05/11/2012 12:59

A VERDADE CURA

Autoria: Francisco van der Poel

 

    Segundo a cultura popular, a verdade é concreta. Dizem: andar na verdade. O cemitério é chamado a terra da verdade. Em Piedade do Rio Grande (MG/1984), gravamos em um bendito de São João: Toda verdade/ Deus falou;/ veio o Filho/ confirmou.// E pensa na vida/ aqui na terra/ que com a morte/ tudo encerra.//

    Errar é humano. Todos sabem que o apóstolo Pedro errava. No folheto "Proezas de Pedro" (1989), do poeta popular de Olímpia (SP), lemos: Jesus disse pra Pedro/ quando percorria a terra/ Ande sempre em meus conselhos/ pra que você nunca erra/ Eu digo sempre a verdade/ cedo, meio-dia e à tarde/ até quando o dia encerra.//[1]

    A verdade é fonte de salvação. E segundo a fé popular, a verdade cura. Várias orações para curar mencionam algumas verdades juntamente com a fórmula: Assim como isto verdade é, esta doença vai ser curada. Por exemplo, a bênção de mau-olhado diz: ...Jesus Cristo mente?/ Não Jesus Cristo não mente!/ Assim como Jesus Cristo não mente,/ este mal não vai adiante.// Aqui não se trata de algo superficial. Há uma charada popular: Qual é uma coisa que Deus não pode fazer? R.: É impossível Deus mentir. Este pensamento é antigo! No primeiro século do cristianismo, o papa São Clemente I, na sua Carta aos coríntios, diz: "Ele que proibiu mentir, com muito mais razão não mentirá. Pois nada é impossível a Deus a não ser mentir."[2] O povo ainda fala: A Deus poderás mentir, mas não enganar.[3]

    Uma outra verdade afirmada nestas orações é: Maria é Virgem. A reza de curar congestão e mal-de-vento, frequente no Nordeste, diz: Fulano..., creatura de Deus, Jesus te gerou, Jesus te formou, Jesus te remiu, Jesus te criou, Jesus te defenda deste mal que te entrou. Fulano, em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo, Jesus, Maria, José, Fulano... Santa Ana pariu Maria e Maria pariu Nosso Senhor Jesus Cristo, ficando ela virgem antes do parto, no parto e depois do parto. Fulano..., assim como estas palavras são certas e verdadeiras, se tens o ar do vento, assombramento, ou ar de gota, tendo o ar dentro, ar de fora, ar preto, ar vivo, ar morto, ar estoporado, ar excomungado, ar endemoniado, ar de todas as cores, Fulano..., eu te faço este arrequerimento pelo amor de Deus e do Santíssimo Sacramento o ar saia e não torne mais em ti, com o poder de Deus Padre, de Deus Filho, e de Deus Espírito Santo. Amém.[4] Uma oração contra dor de cabeça diz: Deus é sol, Deus é lua, Deus é claridade. Assim como estas três palavras são verdade, tirará sol, sereno, dor de cabeça de "chaqueta" (enxaqueca). Outras seis verdades proclamadas em diversas orações para curar bicheira: (1) Trabalhar no domingo não vai para frente; (2) As três Pessoas da Santíssima Trindade são certas e verdadeiras; (3) Quem come e não reza, não se salva; (4) Limpas ficaram as cinco chagas de Nosso Senhor; (5) Não se faz batizado sem sal e sem luz. Uma destas orações recolhida em Santa Catarina diz: Assim como as Três Pessoas da Santíssima Trindade são certas e verdadeiras, saiam os bichos desta bicheira. Caiam de 7 em 7, de 6 em 6, de 5 em 5, de 4 em 4, de 3 em 3, de 2 em 2, de 1 em 1. Entre os teuto-brasileiros de São Bonifácio (SC), foi registrada uma oração semelhante em alemão: So wahr wie na Sonn- und Feiertag nicht man Knechtliche Arbeit mit nutzen verricht, Keil Gott uns jene zu alten gebot, sowar soll es auch bei den Tieren sein, dass die Bichos fortab nicht weiter gedeihn, und über sie kommt der rasche Tod. In namen de hohen Dreifaltigkeit sei os von seinem übel befreit. (Trad.: Assim como não se tira proveito de trabalhos servis em domingos e dias santos, tão certo não hão de progredir doravante os bichos neste animal, e serão colhidos pela morte rápida. Em nome da alta Trindade, fique liberto de seu mal.)[5]

    A colocação de indubitáveis verdades nas orações reforça a firmeza do doente na busca da cura. A verdade é certa, a doença é coisa errada. Contra picada de cobra rezam: Creio em Deus Pai todo-poderoso, mas não creio que bicho mau ofendeu tal criação, criador do céu e da terra etc. Em Goiás, para afugentar cobras rezam: Santana é mãe de Maria e Maria é mãe de Jesus. Palavras santas, palavras certas. Saiam de nove a oito, de oito a sete, etc. Em Betim (MG/1981), numa oração contra dor de cabeça, ouvimos: Assim como não pode fazer batizado sem sal e sem luz, esta dor vai ser arretirada com as santas palavras da Santíssima Trindade. A misteriosa pedra do altar também é invocada. Diz uma oração contra bicho mau: Deus te salve pedra d'ara, Deus te salve pedra dera, Que no mar foi achada, Que em Roma foi remida. Assim como os padres e os bispos, Arcebispo e núncio apostólico Não celebram missa sem ela, Assim também, criatura de Deus, Tu seja livre de olhos ruins e veneno de tudo quanto é bicho mau peçonhento Cobra, lacraia, aranha e biba (víbora).

    Isso tudo nos faz lembrar At 3 e 4,1-22 onde São Pedro e São João anunciam Jesus ressuscitado e curam os doentes. É a boa-nova completa. O próprio Jesus pregava o reino de Deus e curava, dizendo: “Tua fé te salvou.”

    A ação salvífica da verdade vai além da doença. Por isso, terminamos esta reflexão citamos a conhecida oração para saudar a luz do dia: Deus te salve a luz do dia, Deus vos salve quem nos cria,Deus vos salve meu bom Jesus, Filho da Virgem Maria. Ó meu bom Jesus, assim como vós apartou a noite do dia, aparta a minha alma da má companhia. Qual a melhor luz? É a de Jesus. Qual é a melhor guia? É a Virgem Maria. Qual o melhor patrão? É o São José. Três palavras verdadeiras, me salve meu bom Jesus, é Maria, José. Amém. Outra igual termina: Assim como isto verdade é, valei-me meu Jesus, Maria, José.

    A riqueza da fé dos pobres é admirável. Uma oração antes da comunhão finaliza: Me confessais, Vós Senhor, Que sois o Rei da verdade, Deus de tanta Misericórdia, Infinita bondade. Amém.



[1] SANT’ANNA, José. "São Pedro da Terra e do Céu." In: FESTIVAL DO FOLCLORE, 26, 1990, Olímpia. Anuário do 26º festival do folclore. Olímpia: [S.n.] 1990. p. 24.

[2] São Clemente I. "Carta aos Coríntios." Cap. 24,1-5; 27,1-29,1. In: Funk 1,93-97. Apud: IGREJA CATÓLICA. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Liturgia das horas: segundo o rito romano. Brasília: CNBB, 1995. v.4. p. 388.

[3] MOTA, Leonardo. Adagiário brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1987. p. 38.

[4] CÉSAR, Getúlio. Crendices do nordeste. Rio de Janeiro: Pongetti, 1941. p. 152.

[5] CABRAL, Oswaldo. "A Medicina Teológica e as Benzeduras." In: Revista do Arquivo Municipal. Ano XXIV, v.160. São Paulo (SP), Departamento Municipal de Cultura, 1957. pp. 162-163.